Lacunas legislativas no controle e manipulação do uso do material genético nos bancos de sêmen

Autores

  • Shary Kalinka Ramalho Sanches Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil
  • Maria Fernanda César las Casas de Oliveira Universidade Metropolitana de Santos, Santos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33636/reconto.v2n1.e024

Palavras-chave:

Reprodução assistida, banco de sêmen, lacunas legislativas, material genético

Resumo

Os avanços na área da genética, resultantes da biotecnologia, principalmente no final do século XX, foram responsáveis por importantes reflexos na sociedade. Em consequência da velocidade acelerada na evolução dos métodos de Reprodução Assistida, o Direito de família foi conduzido a um novo patamar, em que pessoas podem gerar filhos, independente de contato físico com o parceiro, idade fértil, ter relacionamento heteroafetivo, ou ainda, independente de ambos os genitores estarem vivos no momento da concepção. Embora seja uma realidade social em extenso avanço, a legislação estatal não regulou a matéria - no Brasil, que desde a década de 80 já apresenta avanços significativos na área de biotecnologia, nada foi feito em termos legislativos. Nesse diapasão, é o Conselho Federal de Medicina que tem regulado, por meio de Resoluções, aspectos que considera importantes no âmbito de atuação dos seus profissionais. Este artigo tem como objetivo, por meio de pesquisa exploratória e método qualitativo, verticalizar a discussão sobre as lacunas legislativas no controle e manipulação do uso de material genético nos bancos de sêmen e respectivas questões jurídicas. Finalizando, em relação às responsabilidades jurídicas, verifica-se que, diante da falta de legislação específica de biodireito, as clínicas responsáveis pelo uso desmedido de material genético doado e os bancos de esperma podem sofrer aquelas medidas previstas na legislação civil vigente, como ação de indenização e responsabilidade civil por falha na prestação do serviço, dentre outras análogas. Não há previsão legal na esfera criminal para uso irresponsável de material genético.

Biografia do Autor

Shary Kalinka Ramalho Sanches, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Doutora em Direito - Função Social do Direito Constitucional, na Faculdade Autônoma de Direito, FADISP. Mestra em Direito das Relações Privadas pela Universidade de Marília, UNIMAR. Professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. 

Maria Fernanda César las Casas de Oliveira, Universidade Metropolitana de Santos, Santos, SP, Brasil

Mestra em Direito - Função Social do Direito Constitucional, na Faculdade Autônoma de Direito, FADISP. Professora na Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES.

Referências

DINIZ, Maria Helena. O Estado atual do Biodireito. 9ª. ed., 2ª. tiragem, São Paulo: Saraiva, 2014.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro – 5. Direito de Família. 28ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

MALUF, Adriana Caldas do Rego Freitas Dabus. 2ª. ed., Curso De Bioética e Biodireito. São Paulo: Atlas, 2013.

NERY JUNIOR; Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Constituição Federal Comentada. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

QUEIROZ, Juliane Fernandes. Paternidade Aspectos Jurídicos e Técnicas De Inseminação Artificial. Belo Horizonte: Del Rey, 2001.

ROLF, Madaleno. Curso de Direito de Família. , 5ª. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

SÁ, Maria de Fátima Freire de, OLIVEIRA, Bruno Torquato de Naves. Manual De Biodireito. Belo Horizonte: Del Rey, 2011.

SCALQUETE, Ana Claudia S. Estatuto da Reprodução Assistida. São Paulo: Saraiva, 2012.

SEMIÃO, Sergio Abdalla. Biodireito e Direito Concursal. Belo Horizonte: Del Rey, 2012.

VÁSQUES, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

Downloads

Publicado

2023-02-20

Como Citar

Sanches, S. K. R., & Oliveira, M. F. C. las C. de. (2023). Lacunas legislativas no controle e manipulação do uso do material genético nos bancos de sêmen. Revista De Constitucionalização Do Direito Brasileiro, 2(1), e024. https://doi.org/10.33636/reconto.v2n1.e024

Edição

Seção

Artigos