A distribuição do ônus probatório no direito do consumidor e o processo cooperativo

em busca do acesso à justiça

Autores

  • Matheus Arcangelo Fedato Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • João Francisco Martins Dos Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33636/reconto.v2n1.e015

Palavras-chave:

Direito do Consumidor, Distribuição do ônus da prova, Função do Juiz, Acesso à justiça, Processo cooperativo

Resumo

O presente trabalho buscafazer um estudo da distribuição do ônus da prova no Direito do Consumidor, tecendo comentários acerca da função do magistrado na inversão dos encargos probatórios, sob o enfoque do processo cooperativo. A problemática da pesquisa girou em tornodas dificuldades enfrentadas pelos consumidores na prova de suas alegações em juízo e nos limites da atuação ativa do aplicador do direito dentro da colaboração processual. Faz-se uma abordagem a respeito da inversão do ônus da prova nas causas de consumo, ocasião em que são feitas observações sobre o acesso à justiça e o processo cooperativo voltado ao direito do consumidor. Destacao papel do juiz na consolidação dos direitos dos consumidores, tendo como plano de fundo a moderna principiologia da colaboração processual e a busca da decisão justa e efetiva.Para atingir o objetivo do estudo, foi utilizado o método hipotético-dedutivo, além de meios de pesquisa eletrônico e bibliográficos.

Biografia do Autor

Matheus Arcangelo Fedato, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrando em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Bolsista CAPES.

João Francisco Martins Dos Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Pós-graduando em Direito Público pelo Damásio Educacional polo Lucas do Rio Verde/MT. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Advogado (OAB/MT).

Referências

ALMEIDA, João Batista de. Manual de Direito do Consumidor. 6 ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2015.

BRASIL. Código Civil (2002). Código Civil brasileiro de 2002. Brasília, DF: Senado Federal, 2002.

BRASIL. Código de Defesa do Consumidor (1990). Código de Proteção e Defesa do Consumidor de 1990. Brasília, DF: Senado Federal, 1990.

BRASIL. Código de Processo Civil (1973). Código de Processo Civil brasileiro de 1973. Brasília, DF: Senado Federal, 1973.

BRASIL. Código de Processo Civil (2015). Código de Processo Civil brasileiro de 2015. Brasília, DF: Senado Federal, 2015.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

CAMBI, Eduardo. Direito constitucional à prova. São Paulo: RT, 2001.

CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de direito do consumidor. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2014.

GRINOVER, Ada Pellegrini; BENJAMIN, Antônio Herman de Vasconcellos e; FINK, Daniel Roberto; FILOMENO, José Geraldo Brito; NERY JUNIOR, Nelson; DEMARI, Zelmo. Código brasileiro de defesa do consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto, volume 1 (Direito Material). 10 ed. rev., atual e reformulada. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

________;WATANABE, Kazuo; NERY JUNIOR, Nelson.Código brasileiro de defesa do consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto, volume 2 (Processo Coletivo). 10 ed. rev., atual e reformulada. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

________; Antonio Carlos de Araújo; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 29 ed., rev., atual., aument. São Paulo: Malheiros, 2013.

MOSKOVICS, Carlos Eduardo Cabral Pinheiro. A inversão do ônus da prova nas relações de consumo. Artigo apresentado como exigência de conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil. Rio de Janeiro: 2012.

NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Novo código de processo civil: Lei 13.105/2015. 2 ed. rev. atual. ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2015.

OSIPE, Nathan Barros. Processo judicial previdenciário e colaboração processual. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Ciência Jurídica. Jacarezinho: 2013.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei; LAMY, Eduardo de Avelar. Teoria geral do processo. 3 ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

STRECK, Lenio; DELFINO, Lúcio; DALLA BARBA, Rafael Giorgio; LOPES, Ziel Ferreira.A cooperação processual do novo CPC é incompatível com a Constituição. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2014-dez-23/cooperacao-processual-cpc-incompativel-constituicao. Acesso em: 30 jul. 2018.

THEODORO JUNIOR, Humberto. Teoria geral do direito processual civil e processo de conhecimento. volume 1. 55ª ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

________; NUNES, Dierle; BAHIA, Alexandre Melo Franco; PEDRON, Flávio Quinaud. Novo CPC: Fundamentos e sistematização. 2 ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

Downloads

Publicado

2023-02-20

Como Citar

Fedato, M. A., & Santos, J. F. M. D. (2023). A distribuição do ônus probatório no direito do consumidor e o processo cooperativo: em busca do acesso à justiça. Revista De Constitucionalização Do Direito Brasileiro, 2(1), e015. https://doi.org/10.33636/reconto.v2n1.e015

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)