Cidadania corporativa
dever constitucional ou política econômica empresarial?
DOI:
https://doi.org/10.33636/reconto.v1n2.e009Palavras-chave:
Cidadania empresarial, Empresa cidadã, Ética empresarial, Bem comum, Função social da empresaResumo
O presente estudo analisa os conceitos empresa cidadã e/oucidadania corporativa, discute a possibilidade de a empresa ser considerada um sujeito ético e como ela pode ajudar na luta pelo bem comum. Para tanto, por meio do método monográfico, analisa o conceito de empresa para o ordenamento jurídico brasileiro. Discute os limites e o alcance do significado decidadania corporativa. Debate se a cidadania corporativa deve ser vista como uma imposição legal ou se se trata de política econômica da empresa. Conclui que as empresas são um fim social, pois proporcionam à sociedade os bens sociais, assim a cidadania corporativa decorre desua própria função social. O fim da humanidade é a busca pela felicidade, que apenas as pessoas naturais podem alcançar, todavia as organizações têm o dever de proporcionar o bem comum, sob pena de não terem legitimidade no meio social noqual estãoinseridas.
Referências
AHLERT, Alvori. A eticidade da educação: o discurso de uma práxis solidária/universal. 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
ARNOLDI, Paulo Roberto Colombo; MICHELAN, Taís Cristina de Camargo. Novos enfoques da função social da empresa numa economia globalizada. Revista de Direito Privado, v. 11, p. 244-255, jul./set. 2002.
ASQUINI, Alberto. I battellidel Reno. RivistadelleSocietà, 4 (1959).
ASQUINI, Alberto. Perfis da empresa. Tradução de Fábio Konder Comparato. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro,ano XXXV, n. 104, p. 109-126, out./dez. 1996.
BARRETO, Vicente de Paulo (Coord.). Dicionário de filosofia política. São Leopoldo: Unisinos, 2010.
BRAGA, Robert. Qualidade de vida urbana e cidadania.Território e Cidadania, Rio Claro: Unesp,n.2, jul.-dez. 2002.
BRASILINO, Fábio Ricardo Rodrigues. A (re) definição do poder estatal frente ao poder econômico.Curitiba: Protesto, 2012.
BRASILINO, Fábio Ricardo Rodrigues. Bem jurídico empresarial: patrimônio mínimo empresarial, função social da empresa e os instrumentos expropriatórios. Tese (Doutorado em Direito). São Paulo: FADISP, 2017.
BULGARELLI, Waldirio. A teoria jurídica da empresa.São Paulo: RT, 1985.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2012.
FRANCÉS, Pedro. Ética de los negocios: innovación y responsabilidad. Bilbao: Desclée de Brouwer, 2004.
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
MARRARA, Thiago. Bens estatais: aquisição, usos, alienação e tutela. In: PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Org.). Tratado de direito administrativo:direito administrativo dos bens e restrições estatais à propriedade. São Paulo: RT, 2014. v. 3.
NERY, Rosa Maria de Andrade. Introdução ao pensamento jurídico e à teoria geral do direito privado.São Paulo: RT, 2008.
PÉREZ LUÑO, Antonio-Enrique. La tercera generación de los derechos humanos. Cizur Menor: Aranzadi, 2006.
PETTER, Lafayete Josué. Princípios constitucionais da ordem econômica: o significado e o alcance do art. 170 da Constituição Federal. São Paulo: RT, 2008.
TAVARES, André Ramos. Direito constitucional da empresa. São Paulo: Método, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.