A influência das normas de direitos humanos na constituição federal brasileira de 1988

Autores

  • Zulmar Antônio Fachin Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
  • Débora Alécio Unicesumar, Maringá, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33636/reconto.v1n1.e003

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Direitos Fundamentais, Direito Constitucional

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo discutir a influência das normas de direitos humanos e as conquistas obtidas, ao longo da história, nas normas constitucionais brasileiras. O direito se caracteriza como um instrumento da justiça, o qual decorreu de uma mudança constante diante do multiculturalismo entre os povos, requerendo a união dos Estados para um bem em comum. Pretende-se assim, fazer uma análise histórica e atual das conquistas normativas na órbita internacional, inseridas no corpo constitucional brasileiro, com base na afirmação histórica dos direitos humanos e na tutela dos direitos sociais. Sendo assim, observa-se que a Constituição Federal de 1988, corresponde em grande parcela, com os princípios e valores de várias convenções e tratados internacionais, cuja base permeia a dignidade da pessoa humana e os preceitos basilares da Revolução Francesa, como a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia descritiva, por meio do método teórico-bibliográfico, com coletas de dados realizados em sites de busca acadêmica, bibliotecas virtuais e físicas e legislações vigentes.

Biografia do Autor

Zulmar Antônio Fachin, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Doutor em Direito Constitucional (UFPR). Mestre em Direito (UEL). Mestre em Ciências Sociais (UEL). Bacharel em Direito (UEM). Professor de Direito Constitucional na Universidade Estadual de Londrina, no Curso de Mestrado do UniCesumar e na Escola da Magistratura do Paraná (Londrina e Maringá). Membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (2010-2012). Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP). Membro da Liga Mundial de Advogados Ambientalista. Membro do Centro Latinoamericano de Direito Constitucional (Lima, Peru). Membro da Associação Mundial de Justiça Constitucional (Bogotá, Colômbia). Presidente Executivo do IDCC - Instituto de Direito Constitucional e Cidadania. Diretor Acadêmico das Faculdades Londrina. Membro Eleito da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Conferencista. Advogado. Pesquisador do ICETI.

Débora Alécio, Unicesumar, Maringá, PR, Brasil

Graduada no Curso do Direito da Instituição de Ensino Superior UNICESUMAR, da cidade de Maringá-PR. Pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), no Espirito Santo. Mestranda de Ciências Jurídicas e Direitos da Personalidade da UNICESUMAR. Realização de graduação-sandwich em CRIMINOLOGIA pela FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO PORTO-PORTUGAL, no período de 2015-2016. Bolsista-prêmio em Iniciação Científica da Unicesumar (ICETI) em projeto de pesquisa. Advogada.

Referências

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. 3º reimpressão. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

BOBBIO, Norberto. Era dos direitos. Elsevier Brasil, 2004.

CANOTILHO, Joaquim José Gomes. Estado de direito. Lisboa: Gradiva, 1999.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

Convenção da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano = Declaration of the United Nations Conference on the Human Environment – 1972. 16 jun. 1972. Disponível em: <https://www.apambiente.pt/_zdata/Politicas/DesenvolvimentoSustentavel/1972_Declaracao_Estocolmo.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2018.

DRIVER, Stephanie Schwartz. A declaração de independência dos Estados Unidos. Zahar, 2006.

FACHIN, Zulmar. Curso de Direito Constitucional. 6. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

FERNANDES, Luciana de Medeiros. A Constituição e os tratados internacionais. Revista Esmafe: Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, n. 15, ago. 2007.

FIORI, José Luís. O poder global dos Estados Unidos: formação, expansão e limites. O poder americano. Petrópolis: Vozes, p. 67-110, 2004.

HOLT, James Clarke; GARNETT, George; HUDSON, John. Magna carta. Cambridge University Press, 2015.

HOWARD, Arthur Ellsworth Dick. Magna Carta: text and commentary. University of Virginia Press, 1964.

HUNT, Lynn. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

LINEBAUGH, Peter. The Magna Carta manifesto: Liberties and commons for all. University of California Press, 2008.

LOUREIRO, Sílvia Maria da Silveira. Os Tratados Internacionais sobre Direitos Humanos na Constituição. Belo Horizonte: Del Rey, 2004.

MARTINS, Ives Gandra da Silva; MENDES, Gilmar Ferreira; NASCIMENTO, Carlos Valder do. Tratado do Direito Constitucional. v. 1. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de direitos humanos. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

RAMOS, André de Carvalho. Teoria geral dos direitos humanos na ordem internacional. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

ROSS, Alf. Direito e justiça. Trad. Edson Bini. Bauru: Edipro, 2000.

SOARES, José Miguel Nanni. Joseph de Maistre: intérprete da Revolução Francesa e da modernidade. 2014. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. DOI: 10.11606/T.8.2014.tde-20012015-191351. Acesso em: 2018-08-08.

TOSI, Giuseppe. Direitos humanos: história, teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005.

Downloads

Publicado

2023-02-20

Como Citar

Fachin, Z. A., & Alécio, D. (2023). A influência das normas de direitos humanos na constituição federal brasileira de 1988. Revista De Constitucionalização Do Direito Brasileiro, 1(1), e003. https://doi.org/10.33636/reconto.v1n1.e003

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.