Proteção internacional dos direitos da pessoa com necessidades especiais

análise do tratamento constitucional no Brasil e Argentina com a finalidade de assegurar a qualidade de vida e autodeterminação ao indivíduo

Autores

  • Camilo Stangherlim Ferraresi Faculdades Integradas de Bauru, Bauru, SP, Brasil
  • Damián Rodrigo Pizarro Associação Brasileira de Advogados em Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.33636/reconto.v2n2.e028

Palavras-chave:

Direitos humanos, Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Norma constitucional no Brasil e Argentina, Qualidade de vida e autodeterminação

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a partir do prisma da Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência sua recepção nos sistemas jurídicos do Brasil e da Argentina. Em primeiro lugar, a terminologia utilizada no trabalho, ou seja, "pessoa com necessidades especiais", será delimitada, dentando a expansão do universo de pessoas que beneficiam da Convenção, a fim de afastar-se do estigma que o termo "pessoa com deficiência "pode significar para o detentor dos direitos. Abordar uma definição adequada requer a delimitação dos titulares de direitos; Portanto, o tratamento jurídico dos direitos fundamentais das pessoas com necessidades especiais no Brasil e na Argentina, e particularmente o dever do estado de garantir a sua inclusão na sociedade.

Biografia do Autor

Camilo Stangherlim Ferraresi, Faculdades Integradas de Bauru, Bauru, SP, Brasil

Abogado. Máster en Derecho. Profesor de Grado y Posgrado. Coordinador de Cursos de Derecho en FIB.

Damián Rodrigo Pizarro, Associação Brasileira de Advogados em Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina

Abogado. Profesor Universitario de Grado y Posgrado. Coordinador Editorial.

Referências

ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Tradução espanhola de Ernesto Garzón Valdés. Madri: Centro de Estúdios Políticos Y Constitucionales, 2002.

ARAUJO, Luiz Alberto David. A proteção constitucional da pessoa portadora de deficiência. 3ª ed. São Paulo: CORDE, 2003.

_______. A proteção constitucional da pessoa portadora de deficiência e os obstáculos para efetivação da inclusão social. In: SCAFF, Fernando Facury (org.). Constitucionalizando direitos: 15 anos de Constituição brasileira de 1988. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

ASSIS, Olney Queiroz; POZZOLI, Lafayette. Pessoa portadora de deficiência: direitos e garantias. 2ª ed. São Paulo: Damásio de Jesus, 2005.

BACAL, Sarah. Lazer e o universo dos possíveis. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2006.

BRANCO, Luciana Temer Castelo; FERRARESI, Camilo Stangherlim; MOREIRA, Roberto Marques. Crimes de preconceito contra a pessoa portadora de deficiência: reflexões sobre a lei nº 7.853/89. In: ARAUJO, Luiz Alberto David; COELHO, Paulo Magalhães da Costa; RAGAZZI, José Luiz et alli. A proteção da pessoa portadora de deficiência: um instrumento de cidadania. Bauru: EDITE, 2006.

CAMARGO, Luiz O. Lima. O que é lazer. 3ª ed. 3ª reimpr. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2006.

DEFICIÊNCIA. Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República. Novos ComentáriosàConvenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília: 2014.

DE MASI, Domenico. O ócio criativo. Tradução de Léa Manzi. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. 2ª ed. 2ª reimpr. São Paulo: Perspectiva – SESC, 2004.

FERRARESI, Camilo Stangherlim. O Direito ao Lazer da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais na Constituição Federal. São Paulo: Porto de Ideias, 2010.

MARCELINO, Nelson Carvalho. Lazer e humanização. 3ª ed. Campinas: Papirus, 2000.

_______. Lazer e cultura popular. 3ª ed. 2ª reimpr. São Paulo: Perspectiva – SESC, 2005.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 14.ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e justiça internacional: estudo comparativo dos sistemas interamericano, europeu e africano. 5.ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento da diferença e da igualdade. In: Reconhecer para Libertar: Os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão no lazer e turismo: em busca da qualidade de vida. São Paulo: Áurea, 2003.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 5ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 2004.

Downloads

Publicado

2023-02-20

Como Citar

Ferraresi, C. S., & Pizarro, D. R. (2023). Proteção internacional dos direitos da pessoa com necessidades especiais: análise do tratamento constitucional no Brasil e Argentina com a finalidade de assegurar a qualidade de vida e autodeterminação ao indivíduo. Revista De Constitucionalização Do Direito Brasileiro, 2(2), e028. https://doi.org/10.33636/reconto.v2n2.e028

Edição

Seção

Artigos