Sindicato, associação, mediação e audiências públicas no trabalho do policial militar

direito à liberdade de expressão como garantia da dignidade

Autores

  • Leda Maria Messias da Silva Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR, Brasil
  • Rodrigo dos Santos Andrade Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33636/reconto.v1n2.e010

Palavras-chave:

sindicalização e associação, liberdade de expressão e dignidade, meio ambiente de trabalho, policial militar

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo central de analisar, de forma concisa, o embate entre a legitimidade e a legalidade do direito à associação sindical no trabalho do policial militar, considerando a mediação e as audiências públicas, bem como os princípios constitucionais, como um direito à liberdade de expressão e garantia da dignidade humana. Analisar-se á, para tanto os aspectos positivos e negativos, fatores sociais sobre o tema, com seus possíveis desdobramentos e consequências. Igualmente, o doutrinário e jurisprudencial, que irão nortear as reflexões ora empreendidas, serão objeto de estudo. Para tanto, será desenvolvida pesquisa teórica utilizando-se como instrumento livros, sites e artigos publicados, bem como o método será o dedutivo.

Biografia do Autor

Leda Maria Messias da Silva, Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Pós-doutora em Direito do Trabalho, pela Universidade de Lisboa-Portugal; Doutora e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-São Paulo; pesquisadora do Instituto CESUMAR de Ciência, Tecnologia e Inovação), bolsista produtividade em Pesquisa do ICETI , pesquisadora de Grupo de Pesquisa junto ao CNPQ; Professora da graduação e Pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Centro Universitário de Maringá-PR (UNICESUMAR).

Rodrigo dos Santos Andrade, Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR); especialista em Direito Penal e Processo Penal pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR); especializado em Gestão Pública com ênfase em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); bacharel em Direito pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR). Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Reconhecimento e Garantia dos Direitos da Personalidade” vinculado ao Programa de Mestrado da Unicesumar; Atualmente é servidor público do Estado do Paraná e professor universitário.

Referências

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de. Tropas em protesto: o ciclo de movimentos reivindicatórios dos policiais militares brasileiros no ano de 1997. 2010. 472 f. Dissertação – FFLCH/USP, São Paulo, 2010, v. 1.

ANASPRA - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PRAÇAS Seg 02, 2015. Proposta garante a militares o direito de serem representados por suas associações Disponível em: <http://www.anaspra.org.br/index.php/atividades-parlamentares/proposicoes/item/61-proposta-garante-a-militares-o-direito-de-serem-representados-por-suas-associacoes>Acesso em: 16 set. 2018.

BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos Humanos: Coisa de Polícia – Passo fundo-RS, CAPEC, Paster Editora, 1998 Disponível em: <http://www.policiacivil.rs.gov.br/upload/1380658924_Balestreri_Direitos_Humanos_Coisa_policia.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez. 1940.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 09 mai. 2018.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso extraordinário com agravoARE 654432 /DF – Distrito Federal. Relator Ministros Edson Fachin. Acompanhamento Processual. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?numero=654432&classe=ARE-RG&codigoClasse=0&origem=JUR&recurso=0&tipoJulgamento=M>. Acesso em: 16 jul. 2017.

BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. Direito Sindical. 3 ed. São Paulo: LTr, 2009.

Decisões favoráveis garantindo data-base dão esperança a servidores do Paraná. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/politica/parana/decisoes-favoraveis-garantindo-data-base-dao-esperanca-a-servidores-do-parana-1fnfxkt9d0obzmmh1p2qg32yf>Acesso em: 16 set. 2018.

DUARTE, Genilson Alves. As Forças Policiais Brasileiras e Consciência de Classe: a questão da sindicalização na Polícia Militar do Distrito Federal. Brasília: Centro Universitário UNIEURO, 2016.

FRANCO FILHO, Georgenor de Sousa. Liberdade sindical e o direito de greve no direito comparado: lineamentos. São Paulo: LTr, 1992.

LAZZARINI, Álvaro, et al. Direito Administrativo da Ordem Pública. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1998;

LEBRE, Eduardo Antonio Temponi. Sistema Jurídico de custeio dos sindicatos. São Paulo: Iglu, 1997.

MONJARDET, Dominique. O que faz a polícia: Sociologia da Força Pública; trad.Mary Amazonas Leite de Barros. ed. rev. 2002. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Compêndio de direito sindical. São Paulo: LTr, 2008.

SALES, Lilia Maia de Morais; ALENCAR, Emanuela Cardoso Onofre de Mediação de conflitos sociais, polícia comunitária e segurança pública. Disponível em<http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/salvador/lilia_maia_de_morais_sales-1.pdf>Acesso em 25 jun 2018.

SILVA, Otavio Pinto e. A contratação coletiva como fonte do direito do trabalho. São Paulo: LTr, 1998.

SILVA, Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da. Relações coletivas de trabalho. São Paulo: LTr, 2008.

VEZZULLA, Juan Carlos. Teoria e Prática da Mediação. Paraná: Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, 1998.

Downloads

Publicado

2023-02-20

Como Citar

Silva, L. M. M. da, & Andrade, R. dos S. (2023). Sindicato, associação, mediação e audiências públicas no trabalho do policial militar: direito à liberdade de expressão como garantia da dignidade. Revista De Constitucionalização Do Direito Brasileiro, 1(2), e010. https://doi.org/10.33636/reconto.v1n2.e010

Edição

Seção

Artigos